Que tipos de empresas se beneficiam mais com o Big Data?

Quando empresas começam a pensar seriamente no uso de Big Data para tomada de decisão, uma das primeiras questões a surgir é “minha empresa irá realmente se beneficiar disso”? Para muitos gestores, a dúvida em relação aos retornos sobre o investimento na análise de dados em massa esbarra na questão da aplicabilidade em seu negócio específico. Com medo de não colher todos os frutos esperados, muitos deixam os planos pelo caminho e acabam ficando sem os enormes benefícios que a informação bem trabalhada pelo Big Data pode trazer.

É importante sempre manter em mente: o Big Data não é uma tecnologia específica, mas sim o conceito de análise de dados com foco nos chamados “5 V’s da informação”: Velocidade (os dados são produzidos e captados rapidamente), Variedade (múltiplas fontes), Volume (a quantidade de dados é sempre enorme), Veracidade (os dados e as fontes devem ser confiáveis e verdadeiros) e Valor (os dados devem ser relevantes para seu negócio).

O objetivo final desta prática é entender melhor seu próprio mercado e seus públicos, permitindo, inclusive, a realização de diagnósticos e previsões com boa precisão. Sendo assim, é possível dizer que qualquer empresa tem muitos benefícios a colher do Big Data, independentemente de mercado de atuação ou mesmo tamanho. É por isso que cada vez mais empresas estão buscando trabalhar com este tipo de análise em seu planejamento no país e no mundo. Para ilustrar um pouco do tipo de vantagem que ele oferece, destacamos algumas áreas que habitualmente usam o Big Data como fonte de informação para direcionamento de suas ações:

  • Vendas: A possibilidade de analisar e prever comportamento de compra de consumidores em vários mercados, aliada à possibilidade de customização de mensagens, faz com que tanto as vendas quanto o pós-vendas sejam feitos de forma muito mais precisa e relevante para o cliente.
  • Marketing: Entre as melhores aplicações estão a análise de comportamento social e tendências de consumo, monitoramento de reações às comunicações da empresa, monitoramento de concorrência e pesquisa de tendências de mercado.
  • Financeiro: O Big Data entra como um componente essencial para os departamentos financeiros de empresas ou mesmo para empresas do segmento, pois permite a análise de perfil de crédito, além de prever flutuações econômicas e tendências de oscilação de mercado.
    • Como podemos observar, qualquer empresa que tenha interesse em obter mais informações sobre seu próprio mercado e seu público, com o máximo de precisão e abrangência deve certamente olhar para o Big Data com bons olhos.

      No contexto corporativo atual, a posse de informações atualizadas – preferencialmente em tempo real – pode significar uma vantagem poderosa na busca pela diferenciação e pela fidelização de seus clientes.

      As empresas que já utilizam este tipo de análise contam com uma visão muito mais clara e objetiva sobre todos os pontos relevantes para seu negócio, o que se traduz em recursos muito melhor aproveitados e tempos mais curtos de retorno do investimento realizado. Se sua empresa tem interesse neste diferencial, a Vert está à disposição para oferecer o serviço de análise de Big Data, podendo colocar sua empresa à frente no mercado.


shareCompartilhar

message